Parceiros

O consórcio foi formado considerando de experiência na área do projecto assunto e atividades correspondentes, bem como a relevância de se respeitar e temas Valorização alteridade e diversidade nos parceiros dos parceiros de contexto com todos os parceiros vindos países do formulário que são as fronteiras externas da UE .

Fundação Prosveta-Sofia – Bulgária (Coordenador)
Centro de educação não formal – Grécia
Instituto Politécnico de Santarém – Portugal
Centro para o desenvolvimento criativo “Danilo Dolci” – Italia

partners_banner_800x120

 


flag_eu_380x256
Instituição Patrocinadora: Erasmus+Key Activity 2:
Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas
Parcerias estratégicas para a educação escolar

 


Fondacia Prosveta – Sofia

 

A Prosveta Sofia Foundation é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Foi fundada em 2007 como uma entidade legal sem fins lucrativos. A sua missão é apoiar a modernização da educação búlgara e trabalhar para melhorar a sua qualidade. Apoia a implementação dos principais padrões europeus e mundiais na educação escolar búlgara através de várias iniciativas.

A Fundação Prosveta Sofia tem uma vasta experiência na realização de seminários de formação e sensibilização. Nos seus sete anos de existência, organizou mais de 250 oficinas com professores sobre problemas educacionais atuais relacionados com o processo de ensino e aprendizagem no  pré-escolar e ensino básico, bem como a implementação de abordagens metodológicas modernas no ensino de matérias básicas ensinadas do 5º  ao 12º. Organizou uma série de workshops com diretores de escolas sobre a implementação de orçamentos participativos, sobre tópicos relacionados e as formas eficazes de constituir conselhos de escolas em funcionamento, para construir e apoiar a credibilidade das escolas públicas nas comunidades locais, etc.

A Prosveta-Sofia Foundation foi subcontratada pelo Ministério da Educação para executar uma série de projetos, após procedimentos de concursos públicos em projetos, no âmbito do Programa Operacional de Desenvolvimento de Recursos Humanos:

Projeto “Apoio analítico e informativo para aprovação do modelo de inspeção da Educação”, 2012-2014, BG051PO001-3.2.05 envolvendo:

– Análise e avaliação do conjunto de critérios e indicadores para avaliar a qualidade da educação obtida, conforme sugerido no padrão educacional nacional para a inspeção;

– Análise e avaliação da metodologia, métodos e ferramentas de inspeção na realização da inspeção.

“Criação de tarefas de teste para a revisão e avaliação contínuas dos resultados de aprendizagem de pessoas não escolarizadas com mais de 16 anos, envolvidas em cursos de alfabetização e cursos para dominar os conteúdos de aprendizagem em projetos de 5, 6 e 7.”, 2012- 2013, BG051PO001-4.3-01

Projeto “Desenvolvimento de tópicos incluindo exercícios interativos de orientação profissional para estudantes”, 2013-2014, BG051PO001-4.3.02. O tema do projeto é o desenvolvimento de 80 tópicos com exercícios interativos para orientação profissional de alunos de 5 aos 12 anos. Os 10 tópicos com exercícios interativos foram desenvolvidos para cada série que são adaptados para as fases de desenvolvimento de carreira dos alunos.

Os especialistas e associados com os quais trabalhamos têm experiência em formação de professores e no desenvolvimento de conteúdos educacionais para todas as etapas da educação escolar, bem como no desenvolvimento de   scripts para objetos multimédia utilizados em empresas de multimédia.

 

Centro Sviluppo Creativo “Danilo Dolci”

 

O Centro Sviluppo Creativo “Danilo Dolci” baseia-se na experiência do trabalho social e educacional realizado por Danilo Dolci e seus colaboradores, que começou na Sicília Oriental em 1952. O Centro surgiu da necessidade de oferecer às comunidades locais uma realidade empenhada em resolver os problemas locais, desenvolvendo um espaço criativo em que se fomenta a consciencialização e o planeamento de baixo para cima são o foco da ação, abrindo o caminho para uma mudança real.

Desde o início, o foco principal do Centro são as práticas de educação não violenta, bem como o desenvolvimento de uma metodologia – a Abordagem Maiêutica Recíproca – capaz de facilitar o desenvolvimento criativo na escola e no território local.

Atualmente, o Centro Sviluppo Creativo “Danilo Dolci” é uma associação sem fins lucrativos envolvendo jovens e adultos, que atua principalmente através de projetos na área da educação realizados em cooperação com escolas, universidades, instituições, associações e grupos sociais. nível local e internacional.

http://www.danilodolci.org

 

AENAO – Grécia

 

O N.G.O Α.Ε.Ν.Α.Ο foi fundada em 2006 em Salónica para promover a saúde, no seu sentido amplo, e encorajar o diálogo entre ciência, cultura e religião. Ocupa um grupo de cientistas – voluntários e é coordenado por cientistas experientes.

AENAO visa:

  • Promover a saúde através da criação de redes e implementação de projetos baseados na educação não formal e na aprendizagem por metodologias baseadas na experiência.
  • Informar a comunidade sobre questões relacionadas à ciência no sentido amplo, cultura, religião e educação.
  • Realizar a colaboração nacional e internacional com agentes confiáveis, a fim de trocar experiências e melhorar práticas.
  • Desenhar programas que incentivem a coesão social, protejam os direitos humanos e respeitem o meio ambiente.
  • Capacitar as mulheres para tomar iniciativas e melhorarem o seu status socioeconômico.
  • Capacitar os jovens, aprimorar e desenvolver as suas habilidades pessoais.
  • Informar a sociedade sobre programas e atividades inovadores.
  • Organizar campanhas e iniciativas que beneficiem a sociedade.

Os materiais educativos da AENAO no campo da promoção da saúde (projeto “Viciado em vida”, lidam com a prevenção do tabagismo) ganhou um primeiro prémio e foi recomendado para o currículo escolar.

Além disso, os projetos “Captain Cook” que aborda o estilo de vida saudável e o “Crash test revised”, que aborda a gestão de conflitos, tornaram-se “Boas Práticas”.

AENAO é um membro ativo da “Rede Saudável”, “ORESTIS” e da Fundação Anna Lindh.

AENAO tem grande experiência em projetos locais, nacionais e internacionais. Os tópicos são explorados através da metodologia e educação não formal.

Em 2008, a AENAO, num projeto piloto, introduziu a educação não formal nos contextos universitários. O projeto teve impacto muito positivo entre os universitários e a educação não formal foi adotada como estratégica nos cursos de mestrado.

A AENAO coopera com escolas, clubes juvenis, municípios, centros de saúde e autoridades locais e implementa projetos que surgem da avaliação das necessidades dos grupos-alvo.

 

IPSantarém – ESES

 

O Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de Ensino Superior Público que iniciou a sua atividade em 1979 e é composto pelas seguintes Escolas: Agricultura, Desporto, Educação, Gestão e Tecnologia e Saúde.

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) foi criada pelo Decreto-Lei nº 513-T / 79, de 26 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de nível superior, vocacionada para o ensino, investigação, serviço à comunidade e colaboração com atividades nacionais e estrangeiras de interesse comum.

Frequentado por 696 alunos, possui os cursos de Ensino Básico, Educação Social, Animação Cultural e Educação Comunitária, Educação e Comunicação Multimédia e Artes Visuais e Multimédia.

A ESES também está vocacionada para atender às necessidades profissionais, cívicas e culturais que são sentidas ao longo da vida, na sociedade. Na escola promovem-se práticas inovadoras para professores de todos os níveis educacionais em diversas áreas, por exemplo Artes; TIC; Multimédia, Comunicação Intercultural entre outros.

A ESES tem experiência em projetos Leonardo Da Vinci e Erasmus + e muitos outros programas europeus e nacionais. A comunidade escolar considera que o envolvimento em programas Erasmus + oferece uma oportunidade para desenvolver produtos e adquirir experiências que alargam os horizontes, desenvolvem a mente e permitem que as partes envolvidas se tornem verdadeiros cidadãos europeus com uma compreensão de outras culturas e sistemas educativos.

 


Escolas Participantes

 

Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano – Santarém, Portugal

O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano foi criado no ano lectivo de 2001/2002. Este Agrupamento é uma unidade organizacional dotada de órgãos próprios de administração e gestão que engloba estabelecimentos de educação e ensino dos níveis pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico público.

O Agrupamento favorece o percurso sequencial dos Alunos na sua área de abrangência tendo adoptado o nome escolhido para a escola sede, antiga Escola Preparatória nº 1 de Santarém, fundada em 1987. A sua denominação é a homenagem merecida ao grande escritor português Alexandre Herculano, grande historiador e estudioso da Língua e Cultura Portuguesas, um dos mais importantes pensadores do Século XIX e uma das personalidades de destaque de toda a História da Cultura Portuguesa. A escolha do nome pretendeu reconhecer o mérito desta personalidade que é uma referência local, cultural, e histórica.

Para além da escola sede, o agrupamento compreende 3 estabelecimentos de ensino pré-escolar, 5 escolas de 1º ciclo e 3 escolas de 1º ciclo com pré-escolar integrado, num total de 12 estabelecimentos distribuídos por uma área geográfica algo dispersa, compreendendo cerca de 1500 estudantes.

 

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento – Entroncamento, Portugal

O Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento foi constituído a 3 de Julho de 2012 e resultou da fusão de duas unidades orgânicas: Agrupamento Alpha e Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento. Está sediado na Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento e é constituído pela Escola EB 2,3 Dr. Ruy D ´Andrade, por três Escolas do 1º Ciclo (EB da Zona Verde, EB das Tílias, EB António Gedeão e escola nº2) e por 3 Jardins de Infância (JI Sophia de Mello Breyner; JI Zona Verde e JI António Gedeão).

O Parque escolar tem vindo a ser renovado, tendo sido construída a Escola Dr. Ruy d ´Andrade, a Escola Básica António Gedeão e o Jardim de Infância Sophia de Mello Breyner. A Escola Básica da Zona Verde foi sujeita a uma reabilitação e construção de um novo pavilhão e um campo de jogos. Todos os estabelecimentos dispõem de espaços específicos para o apoio/acompanhamento a alunos com necessidades educativas especiais. É um Agrupamento de Referência para alunos Cegos e de Baixa Visão, e para a Intervenção Precoce na Infância e possui duas unidades de ensino estruturado para alunos com espetro de autismo. Todas as Escolas Básicas e Jardins de Infância propiciam aos seus alunos, respetivamente, atividades de enriquecimento curricular e atividades da componente de apoio à família.

Escola Dr. Ruy d´Andrade – É frequentada por 654 alunos distribuídos por dois ciclos de ensino, o 2º ciclo com 411 alunos distribuídos por 9 turmas do 5º ano e 9 turmas do 6º ano; o 3º ciclo com 243 alunos distribuídos por 4 turmas do 7º ano, 4 turmas do 8º ano e 3 turmas do 9º ano. Ao nível do 3º Ciclo, 18 alunos frequentam o 2º ano de um curso vocacional de 2 anos.
Possui uma unidade de ensino estruturado para alunos com espetro de autismo, uma sala para alunos cegos e de baixa visão, um gabinete de psicologia, laboratórios de Biologia, de Física, de Química; salas de Educação Tecnológica, de Educação Visual, de música; biblioteca, auditório com 150 lugares, refeitório, bar e papelaria/reprografia. Possui, ainda, vários gabinetes de trabalho para professores, gabinetes de atendimento a pais/encarregados de educação, o gabinete da coordenação, a sala de professores , a sala de diretores de turma e um pavilhão gimnodesportivo

Escola Secundária – É frequentada por 1112 distribuídos por 2 ciclos de ensino, o 3º Ciclo com 456 alunos, distribuídos por 8 turmas do 7º ano, 8 turmas do 8ºano, 6 turmas do 9ºano e o ensino secundário com 656 alunos, sendo 454 dos cursos cientifico humanísticos , distribuídos por 19 turmas e 202 alunos dos cursos profissionais distribuídos por 11 turmas. A escola oferece todas as variantes dos cursos científico humanísticos e os cursos profissionais de Apoio Psicossocial, Apoio à Gestão Desportiva, Auxiliar de Saúde, Comércio e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Possui uma sala de desenvolvimento para os alunos com necessidades educativas especiais, um gabinete de psicologia, gabinete dos cursos profissionais, laboratórios de Biologia, de Física, de Química e de informática; salas de Educação Tecnológica, de Educação Visual, biblioteca, dois auditórios, refeitório, dois bares e papelaria/reprografia. Possui, ainda, uma sala da Associação de Pais/Associação de Estudantes, um espaço de trabalho para professores, a sala de professores, a sala de diretores de turma que contém espaços de atendimento aos pais/encarregados de educação, a sala de clubes e projetos, um estúdio de rádio e televisão e um pavilhão gimnodesportivo.