O projeto OTHERNESS aborda as competências transversais correlacionando com competências sociais e cívicas, bem como a consciência cultural e expressão. As atividades planejadas do projeto estão relacionados a educar estudantes de demonstrar tolerância, de expressar e entender pontos de vista diferentes, de negociar com a capacidade de criar confiança e de sentir empatia.
Os participantes do projeto será apoiado em tornar-se cidadãos responsáveis, valorizando a diversidade e respeitando Alteridade, em estar preparado para vencer preconceitos e aceitar compromissos, na construção de um mundo baseado na colaboração, de determinação e integridade, sendo interessados em desenvolvimentos socio-económicas e inter-cultural comunicação.
O projeto irá melhorar a integração digital na aprendizagem e formação através do desenvolvimento de uma ferramenta digital de complementação manual dos Professores compreendendo produtos novos meios de comunicação, documentários, vídeo aulas e outros e-conteúdos digitais relevantes.
Atividades
- Pesquisando no caminho alteridade é refletida nos livros escolares e materiais de ensino e sobre a atitude dos alunos para alteridade;
- A concepção de um programa de treinamento para aumentar a sensibilidade dos alunos para Alteridade;
- Actividades de formação transnacionais para professores;
- Pilotar o programa de treinamento durante o ano lectivo de 2016-2017;
- A implementação final do programa de formação durante o ano lectivo 2017-2018.
Resultados
- Pesquisa de opinião levantamento estudantes e de professores atitudes à alteridade;
- Relatório de Pesquisa sobre como conceitos Alteridade são encaixados na educação escolar;
- ‘Manual para o Programa de formação para elevar os alunos dos professores sensibilidade à alteridade, as diferenças culturais, habilidades para o diálogo inter-cultural e participação activa;
- Ferramenta digital para aumentar a sensibilidade dos alunos para Alteridade;
- Eventos de curto prazo de treinamento de equipe conjunta (em Itália e na Grécia);
- Pilotagem e treinamento em escolas que fazem uso do programa de formação concebido.