OTHERNESS: ENSINAR A DIVERSIDADE PARA PROMOVER A CIDADANIA RESPONSÁVEL

OTHERNESS: ENSINAR A DIVERSIDADE PARA PROMOVER A CIDADANIA RESPONSÁVEL

Category : Novidades

É possível ensinar os valores de compreensão e respeito às diversidades para ajudar os jovens a se tornarem cidadãos responsáveis?

Os professores poderiam sensibilizá-los para a superação de preconceitos e promoção de diferenças culturais, diálogo intercultural e cidadania ativa?

No segundo curso de formação do projeto OTHERNESS, realizado na Grécia, de 16 a 20 de outubro, os participantes foram realmente proativos: trabalharam com os outros e compartilharam suas experiências pessoais. Foi criada uma boa atmosfera de grupo e encontradas atividades verdadeiramente interessantes e úteis entre os participantes.

A agenda foi estruturada com o primeiro dia de apresentação.

Os dias seguintes foram organizados com a implementação de algumas das atividades e explicação de outras.

Era impossível implementar as 48 atividades, então cada parceiro apresentou e colocou em prática parte dos recursos que eles próprios criaram. Fizeram isso contando com o feedback recebido dos professores após a implementação das atividades no ano passado.

Dos 9 professores de cada país, um já havia implementado as atividades durante o ano passado e foi realmente enriquecedor o fato de ele compartilhar as experiências e a maneira como adaptaram as atividades com seus alunos e ultrapassaram os problemas que encontraram.

A parte mais inovadora do curso de treinamento foi o fato de que um dos recursos ter sido feito por alunos de uma escola grega onde têm implementado as atividades durante este ano escolar.

O OTHERNESS é financiado pelo Erasmus + Actividade Chave 2: Cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas – Parcerias Estratégicas para o ensino escolar com o objectivo de educar os alunos para mostrar tolerância, expressar e compreender diferentes pontos de vista, negociar com a capacidade de criar confiança e sentir empatia .

A parceria reúne 4 organizações:

Fondazione Prosveta-Sofia (Bulgaria, coordinator);
Center of non-formal education (Greece);
Instituto Politécnico de Santarém (Portugal);
Centro per lo Sviluppo Creativo “Danilo Dolci” (Italy).